Alimenta-te. A noite foi curta e o dia é longo.

Quando se desligou a luz já passava das duas da manhã, menos uma em Portugal Continental. Não se ouvia vivalma em Ciudad Real, mas, se tudo fazia crer que iria ferrar-me de imediato, foi difícil entrar no sono. O dia tinha sido grande. Levantar cedo. Manter a rotina e, ao serão, percorrer quase 400 quilómetros para Leste.

Apesar do cansaço, o entusiasmo e a excitação por estar a fazer a primeira grande viagem de moto mantinha o corpo acordado. A vontade de dormir era pouca. Os minutos passaram e cedi. Caí no sono. A noite de descanso foi curta, mas pesada.

O despertador tocou. Estava na hora. Era o momento de voltar à estrada. Ou quase. Antes de apanharmos as motos, havia que comer. O quê? Em Espanha. Pois bem. Um pequeno-almoço típico. Pão tostado. Azeite. Tomate triturado. E uma meia de leite. Ou cafe con leche.

Gosto especialmente deste tipo de pequeno-almoço. Não é tradicional em Portugal, mas, não sei se por ser raiano ou se por simplesmente gostar, preparo-o com alguma regularidade. O quente e a textura cremosa da meia de leite. A crocância do pão torrado. A gordura suave do azeite. A frescura e a acidez do tomate. Por vezes, pontuado por um pouco de sal e de pimenta. Muitas vezes sem isso, mas com uma fatia de presunto. Iberico, de preferência. Conforta-me.

Na cafetaria do hotel, a oferta não era variada. Mas que fosse? O que estava em cima do balcão eliminava qualquer outra alternativa, por tentadora que fosse. Foi um desayuno retemperador. Alimentados, eu e o Filipe estávamos prontos. Agora só tínhamos de dar de comer às montadas, que tinham passado mal na noite anterior e havia muitos quilómetros para percorrer…

(Este texto insere-se num conjunto de artigos sobre a minha primeira viagem de moto realizada em julho/agosto de 2020, com dois grandes amigos, o Filipe e o Nuno. Em três dias e meio demos a volta a praticamente metade de Espanha.)

Artigo 1 – “No início está o quilómetro zero”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: