Alentejo suspenso

Construída em 1957, durante o período do Estado Novo, a Ponte do Ervedal liga duas margens da barragem do Maranhão, lago artifical situado no concelho de Avis que se tornou realidade, precisamente, no ano em que esta ligação suspensa ficou concluída.

Numa breve pesquisa, não é claro que esta ponte, projectada por Edgar Cardoso, tenha sido um ensaio para a Ponte 25 de Abril – originalmente nomeada Ponte Salazar – que ficou concluída em 1966 e ligou a margem sul do Estuário do Tejo à margem norte.

Uma reportagem da RTP, que pode ser visualizada aqui, garante que a primeira ponte suspensa construída em Portugal foi, de facto, um “balão de ensaio” para a construção da Ponte 25 de Abril.

O trânsito é quase nulo e a Ponte do Ervedal não é figura de destaque nos apontamentos de trânsito que inundam as estações de rádio nacionais. Por aqui, entre as duas margens da barragem do Maranhão, reina a tranquilidade. As cegonhas construíram, inclusivé, ninhos nas duas extremidades mais altas deste projecto de engenharia que tem pouco mais de 100 metros de extensão.

Ponte do Ervedal, Avis, Portalegre

Hoje, a Ponte do Ervedal já não tem um piso em madeira de pinho como no formato original. Aliás, está ainda mais parecida com a Ponte 25 de Abril pois a única faixa de rodagem é em grelha metálica, tal e qual as faixas interiores, nos dois sentidos, da estrutura que liga as duas margens do Tejo junto a Lisboa.

2 opiniões sobre “Alentejo suspenso

  1. Olá 🙂

    O texto é giro, a ponte e a região são bem giras, tudo o resto é fábula passada entre os habitantes locais :), não se tratando a mesma de um projecto de engenharia mas sim… “… construção de uma obra de arte ligeira…” conforme o descrito na memória descritiva do projecto inicial.

    E respeitando uma condição para a execução da mesma “O perfil transversal da ponte será reduzido ao mínimo indispensável para uma viatura(carro de bois), adaptando-se o tipo de obra e a localização que conduzirem a maior economia e prejuízo da finalidade a atingir…”

    A passagem da estrutura para metal (a de Madeira tinha uma tempo de vida útil muito curto) decorre de obras do Município de Avis, efectuadas sobre a supervisão e com projecto do Gabinete de Eng. Edgar Cardoso no ano de 1998.

    Não obstante a fértil imaginação popular à uma curiosidade relativa à obra que a transforma em algo curioso que é… a ponte tem proprietário 😀 “… O encargo será asssumido pela Obra do Sorraia (hoje em dia Associação de Regantes do Vale do Sorraia) com a possível comparticipação do Fundo do Desemprego, incluindo a reconstrução do caminho vicinal de acesso à ponte nas duas margens”

    Mas não deixa de ser um sítio bonito… e o místico de Fábula tem o seu quê de curioso 😀

    Alguma leitura com base em tese aquando da recuperação da mesma em 1998
    https://drive.google.com/file/d/1u4LfMZO63qdUMxU07lvubCqqg13t7qaB/view?usp=sharing

    Gostar

    1. Caro Jorge Nunes,
      Obrigado pelo comentário. O seu contributo é muito útil para a informação. Tinha lido que a obra foi assumida pela Obra do Sorraia e o projecto original é de Edgar Cardoso. Posteriormente também teve em mãos o projecto de recuperação da infraestrutura. De facto, não consegui apurar de forma rigorosa se a ponte foi, ou não, o balão de ensaio para a Ponte 25 de Abril, apesar das semelhanças.
      Como diz, independentemente das histórias, das lendas e dos mitos em seu torno, não deixa de ser uma ponte bonita com um enquadramento bastante interessante e que, cumpre o seu maior propósito, encurtar distâncias entre duas povoações, no caso, Ervedal e Figueira e Barros.
      Permita-me, apenas, uma consideração. Se é um projecto de engenharia ou de arte ligeira, tecnicamente, não sei afirmá-lo. Contudo, não deixa de ser um projecto de alguma envergadura e o engenheiro responsável pela obra terá recorrido aos seus conhecimentos de engenharia para a concretizar.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: