O plano de uma viagem sem planos

Este texto começou a ganhar vida há, mais ou menos, um ano. Almoço em casa do Filipe. Churrasco. Mesa posta. Miúdos felizes, a brincar.

“Vou tirar a carta de moto. Não queres tirar, também?” A afirmação seguida de interrogação tinha mais argumentos. “Falei com o Morgado que também quer tirar. E o Miguel”, concretizou o Filipe.
A ideia era interessante. “Sim, também quero tirar a carta”, afirmei com assertividade.

Olho para o meu lado direito. A Cristina fita-me de forma directa e profunda. O olhar não é de condenação, mas de preocupação. Há um contexto. A minha relação com as duas rodas já teve momentos difíceis, com prejuízo para mim.

Mas a decisão estava tomada. Cumprida a burocracia, realizei o exame teórico, tive aulas práticas e fui posto à prova, com a moto, a chover. O título foi passado de imediato e a máquina já me esperava. Fui buscá-la, encartado. Dias depois, este texto começa a ganhar contornos mais vincados.

Eu já tinha moto, o Filipe também e o Morgado andava em negociações. Entretanto, passámos a viver numa realidade diferente, fruto de uma pandemia. Mas a ideia consolidou-se.

Somos amigos desde há mais de 20 anos. A minha mãe disse-me que a vontade de “tirar” a carta surgiu porque estamos a viver uma “crise dos quarenta” antecipada. Mas não é bem isso. Somos elementos de um núcleo duro de amigos que já viveu tanta coisa em conjunto. A amizade é isso mesmo. É partilhar, é viver momentos e experiências. E querer continuar a fazê-lo. Daí ao projecto da primeira viagem de moto foi tudo muito natural.

Com a distância a separar-nos fisicamente, passámos a comunicar por mensagens, num grupo que temos. O recurso a ferramentas tecnológicas ajudou e o esboço está feito. A fotografia ilustra esse rascunho, mas não é mais do que isso. É um desenho tosco para fotografarmos mentalmente o plano que não tem planos. Há três hipóteses. Todas elas são passíveis de serem concretizadas. Mas essa decisão será tomada pouco antes da hora.

Continua…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: