O gosto de comer

A minha avó materna sempre disse, com aquele seu tom muito assertivo que tão bem a caracteriza… “Eu só como porque tem de ser. Não o faço por prazer. Preciso de me alimentar para viver.” Não foi incoerente. Sempre foi assim. Desde que nasci, que me lembro de ser assim. Sempre se sentou à mesa para se alimentar e para estar com aqueles de quem gostava. A comida nunca importou.

Cresci no meio de um confronto na forma de ver a comida. Por um lado, a minha avó materna e a indiferença que sentia em relação a esse acto que tanto tem de instinto de sobrevivência, como de comportamento social mas que, para ela, o que importava era a primeira dimensão. Por outro lado, a relação cúmplice que a minha avó paterna, o meu pai e o meu irmão mais novo têm com a cozinha.

Estar à mesa a comer e a socializar é das melhores experiências que tenho, de entre as muitas coisas que me realizam. Creio que, apesar da relação distante que a minha avó materna tem com a alimentação, é de família. Porque quase todo o agregado se sente bem quando se estende a toalha, se dispõem os copos, os pratos e os talheres…

A família está feliz quando isso acontece. Algumas das melhores memórias que tenho na vida são relacionadas com comida, com pratos, com petiscos (adoro esta palavra), com a bebida. Fossem jantares de Natal, lanches de aniversários ou piqueniques que duravam o dia inteiro na barragem mais perto de casa. Foram sempre momentos que tinham dois elementos em comum: pessoas e comida. Comer é isto. É o prazer dos sabores que provamos, mas é, também, a oportunidade de socializar e de partilhar. Posso gostar de comer, mas não há almoços ou jantares memoráveis quando estamos sozinhos.

Uma última nota de teor mais técnico. Esta fotografia foi tirada por um grande amigo fotógrafo, o Luís Duarte. Os petiscos na mesa foram preparados pelo meu pai. Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: