O Senhor Vidal ganhou o dia

Numa pequena aldeia perto da fronteira com Espanha, o nome não é convidativo. Não sei se acontece a quem lá mora ou a quem lá vai. Degolados, está inscrito à entrada desta localidade. Acredito que não se aplique nem aos habitantes, nem aos visitantes. Eu, que passo lá amiúde, nunca senti a fina lâmina no pescoço. De passagem e sem paragens, ou com tempo para café e uma sandes de presunto, sempre que ali estive, as goelas nunca estiveram em perigo.

Na última passagem por Degolados, cheguei de bicicleta. Estava numa missão. Queria voltar a fazer uma volta com mais de três dígitos. A pandemia limita a possibilidade de parar para café. Mas o quiosque do parque de Degolados, com a porta fechada, estava a servir. A simpática senhora trouxe os café à rua “para levar”. Foi ali mesmo, em pé, que ingeri a primeira dose de cafeína do dia. Tempo suficiente para chegar o Sr. Vidal.

Não deu para muito. Mas o aparato chamou-me à atenção, despertou-me a curiosidade e levou-me a pedir-lhe autorização. “Posso tirar uma fotografia?”, perguntei. Prontamente aceitou. Não escondia o entusiasmo, o orgulho. Perguntei-lhe o nome mas só consegui um simples e sonoro “Vidal”.

Chegou à aldeia com um vigoroso “Queres comprar?”. Foi aí que me apercebi da sua vinda. A pergunta era, porém, era dirigida a um vizinho e não a mim. A presunção é dispensável. Pendurados numa corrente, estava uma carpa e um lucioperca. Fiquei a saber que a manhã na barragem do Caia tinha sido boa. Nas mãos, carregava uns bons quilos de peixe do rio.

“O grande pesa quanto, quatro quilos?”, perguntei.
“Esteve deve pesar um bocado mais”, afiançou o Senhor Vidal.

O relógio da capela de Nossa Senhora da Graça ainda não tinha batido as 11 horas e já era certo que alguém iria ter um belo petisco. Não sei, sequer, se seria o mestre pescador que ostentava os troféus daquela jornada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: